terça-feira, 29 de julho de 2014

Se você não se dá ao valor, quem dará?

Uma coisa que sempre gostei de fazer, é observar as pessoas. A forma como gesticulam, como falam, como agem e reagem, como pensam, como andam e, principalmente, como enfrentam seus problemas. Você deve estar pensando o que título tem a ver com a introdução, mas calma. Eu vou chegar lá.

O fato de observar o ser humano te faz aprender um pouco sobre si mesmo, atitudes que você vê te fazem pensar como você reagiria se fosse com você. E esse tipo de pensamento pode te fazer bem. Porque não queremos ser pegos de surpresa em situações inusitadas. Mas ainda não é este o ponto, wait for it.

Você pode aprender muito com a observação, com o passar dos anos, com as cicatrizes. Aprendemos muito com um monte de coisa inusitadas, mas às vezes perdemos nosso valor e esquecemos do que somos capazes. Sim, alguns de nós esquece completamente do que somos capazes.

Eu por exemplo, escrevo desde os 14, entreguei um diário a um ficante e ele leu com todo carinho e falou que eu sabia escrever bem. Meu ex namorado me disse um dia que eu tinha um dom e que demorei demais para divulgar ele. Porém não me acho boa o suficiente (e por mais que tenha recebidos vários elogios de pessoas conhecidas e desconhecidos maravilhosos) continuo não me achando boa.

O fato que quero expor é: eu perdi meu valor. Eu me perdi de mim mesma. Cada pessoa que passou em minha vida arrancou um pedaço de mim e assim eu fui me perdendo. Esquecendo de mim e colocando os outros na minha frente e sempre me deixando por último. E eu garanto a vocês: não tem nada pior do que se perder de você mesmo. Você fica sem rumo, se acha um lixo a maior parte do tempo e o pior: culpa as outras pessoas pela sua infelicidade.

Você precisa dar valor a quem você é, aos seus valores, aos seus sonhos, mostrar que seus ideais tem sim valor. Você não pode deixar uma crítica, um término, uma briga, uma acusação te por par baixo. Pelo contrário. Escute, aprenda e cresça. Use como uma arma a seu favor. Mas por favor, não se deixe afetar pelas coisas ruins, nunca coloque ninguém acima de você, porque é desse jeito que você perde o seu valor. É desse jeito que você acaba se jogando no poço e fica lá fazendo cafuné na Samara Morgan (a singela garota que te liga falando "seven days". E olha, te garanto que ela não é muito gente fina não.

A conclusão que eu gostaria de chegar junto de vocês leitores e leitoras é: não perca seu valor por ninguém. Por nada desse mundo! Ser forte é muito difícil e fraquejar às vezes é bom, te deixa mais humano e preparado para o que vier. Acredite em você, aposte suas fichas em você, ouça as críticas com o coração (pode ter certeza que elas fazem bem a você), saiba agradecer e retribuir elogios. Crie uma confiança em você mesmo.

Não tenha medo de mostrar ao mundo quem você é, nem a que veio, nem de que você não tem medo de enfrentar meio mundo para conquistar o seu lugar. Autoconfiança e se dar valor são os pontos principais para você ser feliz consigo mesmo. Além do amor próprio, claro.

Cuide de você, não se deixe afetar por pequenas coisas, pequenas ofensas, pequenas brigas, críticas. Apenas reconheça seu valor, reconheça o que você merece e então parta daí. É um pouco difícil no início, mas quando você reconhece o seu valor, o mundo também o reconhecerá. 

Boa sorte, estou torcendo para que o seu valor fale sempre mais alto que qualquer outra negatividade que venha tentar te atingir. Lembre-se: você é forte o suficiente para aguentar as piores coisas. Porque se você não reconhece o seu valor e não o demonstra para o mundo, ele não crê e você continuará recebendo cafuné da Samara Morgan.


2 comentários:

  1. Oi flor, adorei o texto, belíssimo! Concordo, realmente temos que nos dar valor e não devemos esconder quem somos. Temos que sempre cuidar de nos mesmas e levantar a cabeça perante as dificuldade e ofensas e enfrenta-las com força..
    Sucesso para você, seu blog está muito Lindo!!! Beijos

    Se puder visite o meu:
    http://www.chiaroscurogirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrgada pelo carinho Nathalia! É ótimo receber comentários assim!!
      Já estou te seguindo de volta! beijos

      Excluir