terça-feira, 5 de agosto de 2014

Carta para mim mesma 10 atrás

Olá, euzinha com 12 anos. Se ao passar dos anos a ciência inventar a máquina do tempo, espero que esta carta chegue às suas mãos.

Gostaria de te dizer uma coisas. Coisas não muito agradáveis. Bom algumas são agradáveis, depende do ponto de vista que você olhar. Mas como você continua olhando meio torto pra tudo, só vai perceber depois.

Vamos ao principal: não, você não vai deixar de ser essa menina chorona que chora por tudo e todos em qualquer lugar. Você não vai controlar isso, e muito raramente vai controlar quando o choro acontece. Você chora em público mesmo, não liga pro que os outros vão achar. Você vai sentir como se você estivesse se quebrando por dentro, como se não tivesse mais salvação. Mas vai juntar caco por caco e se reconstruir. Vai precisar de meses/anos de terapia para se recuperar de tudo de ruim que te aconteceu.

Infinito é o número de decepções que você vai passar ao longo desses anos, em todos os setores da sua vida. Você vai brigar muito com sua mãe, seu pai, seu padrasto, sua irmã, sua melhor amiga, namorado(s) (sim, você vai namorar um dia). Você vai brigar com todo mundo, mas da mesma forma que briga, vai amar todos eles incondicionalmente e lutar pelo bem deles. E você vai brigar muito com conhecidos, colegas, supervisores. Você é brigona, viu?!

Você não estará cursando direito, você não vai querer ser juíza. Você vai achar tudo isso um saco e vai optar pela felicidade ao invés do bom salário. Hoje, estamos no segundo período de Publicidade e Propaganda. Mas você quer de todo jeito Letras com habilitação em alemão. Falando nisso, sua paixão pela Alemanha não é passageira. Prepare-se para torcer como louca na Copa de 2014 e achar a Bundesliga e a Champions League melhores que Campeonato Brasileiro e Libertadores. Você ainda será cruzeirense, mas seu coração vai bater muito forte quando um time vermelhinho chamado Bayern Munchen entrar em campo na Allianz Arena.

Você não vai virar alcoólatra, relaxe. Você apenas aprecia cervejas diferentes. Isso é normal. Por mais que tente, você não vai deixar de tomar nem que seja uma cervejinha no mês. Aliás, você tem uma coleção em casa. Falando em casa: meu Deus do céu! Seu guarda-roupa vai ficar horrível de tanto rabisco tosco que você insiste em dizer "que é a forma de me expressar". Louca. Sorte que a mamãe vai mandar fazer um quarto novo.

Sabe o quanto é chato ir no psicólogo? Você vai parar de achar chato e vai até procurar um por vontade própria (mas meio que forçada porque você vai passar por maus bocados) e vai curtir conhecer mais sobre o assunto já que a mãe formou em psicologia. Opa! Falei demais.

Seu número de amigos reais não é grande. Relaxa, a Vanessa ainda estará na nossa vida e é nossa melhor amiga. E você vai ficar muito feliz por ela. Você vai achar que tem muitas melhores amigas e vai perder todas. E aquelas amizades que você achava que não iriam vingar, vão vingar sim e ser mais fortes e duradouras do que você pensava.

Você está fazendo 4 anos de carteira assinada no seu emprego. Palmas para você! Mas você só vai conseguir isso quando pensar com clareza em onde quer estudar e não pensar muito na gora de mandar seu currículo. Falando em escola, você vai morrer de saudades do seu ensino médio.

Você será madrinha de um casamento, você verá sua amiga casar, o irmão da sua melhor amiga casar, verá algumas conhecidas com filhos e vai se achar velha demais. E só queria dizer: você vai pegar uns buquês que a noiva jogar. 2 pra ser mais exata. 

Prepare-se para grandes brigas com a Lud. Mamãe vai tremer toda quando ver você peitando sua irmã mais velha, mas isso é normal de todo irmão.

Você vai continuar amando demais as pessoas e esse vai ser eternamente sua qualidade/defeito. Se preocupar mais com elas do que com você mesma vai ser o que vai te destruir. Mas você vai superar isso. Não a parte de amar demais, isso não tem jeito, mas você vai se amar também. Vai aprender aos poucos. Só que você não vai deixar de ser sensível hora nenhuma.

Você vai insistir tanto em uma pessoa, vai lutar tanto, que no final vocês vão ficar juntos. Mas não vai ser fácil porque você e ele tem gênio forte e quando brigam, separa que vai ter morte. Mas você vai amar ele, mesmo quando for pra odiá-lo. E isso vai te fazer desenvolver uma paciência enorme com o próximo. Por isso, aproveite seus 6 meses pós seus dois (isso mesmo dois) ex namorados, porque quando ele chegar na sua vida, menina, o mundo vai se tornar outro.

Junte dinheiro pra ir pra Europa! Você consegue! Ninguém acredita que você consegue, mas você vai conseguir e vai ser feliz indo visitar a Vanessa em Bristol. Eita, antecipei seu sofrimento. Desculpe. Mas é verdade. Mas vocês vão fazer 14 anos de amizade, então nem precisa preocupar com esse trem de distância não. E ela vai continuar te respondendo ano sim, ano não. É o jeito dela, nunca vai mudar.

Não tenha medo dos estilos que você vai escolher, nem vergonha das suas roupas, nem do seu estilo musical, nem da sua casa, nem de nada. Agradeça muito a Deus por ter tudo o que você tem hoje. Sei que agora é o momento em que você vai se desligar da religião. Mas vai continuar tendo fé que Deus está sempre te iluminando. Falando em coisas religiosas: você vai morrer de saudade dos seus avós. Principalmente da vovó Sílvia (sua protetora), sua favorita. E quando você for almoçar no supermercado perto daqui de casa (ainda moramos no mesmo lugar), você vai chorar porque descobriu como a farofa dela poderia ser doce e salgada e a mamãe vai chorar junto. 

A mamãe vai ser a mulher que você mais admira, você não vai reconhecer isso agora, mas pode crer que ela vai estar lá por você 100%. Falando em família: você vai amar São Luís e seus irmãos mais novos. E você vai descobrir que o papai está ferrado porque a Rafaella lembra muito você nessa idade. Até sua madrasta vai te dizer isso.

Sinto dizer, mas você vai perder a capacidade e paciência com socialização. Você vai se fechar e vão ser necessárias 3 peneiras para as pessoas que querem ficar. E isso vai te machucar, mas vai ser o melhor pra você.

Enfim, Stéphanie com 12 anos, inocente, apaixonada, chorona, amorosa, brigona, emburrada, chata. Você vai passar por coisas muito chatas ao longo da vida, mas vai passar por coisas muito boas também. Você vai odiar viver, mas depois vai querer viver por um bom tempo. Não tenha medo de nada que venha a acontecer, tudo é para você se tornar quem você é hoje. Seja forte, mas seja você. Não se engane e nem se force demais (inevitável, você continua competindo consigo mesma). 

Você vai ser feliz, é só uma questão de terapia, tempo e controle emocional. Mas acho que você vai gostar de quem você é, é só querer. Seja feliz nesses 10 anos vivendo tudo o que eu já vivi, vai valer a pena.

Ps: não pare de ler. Porque futuramente suas professoras de português vão te odiar porque você não faz nada na aula, mas vão te elogiar por ter um dom tão incrível que é escrever. Porque só assim você vai conseguir se expressar de verdade. Estarei torcendo por você. Sorte aí em 2004. 

Ps2: Coopemig é a escola que você agradece por ter entrado e você deve suas conquistas profissionais ao Colégio Cotemig. Sem ele, você não estaria onde está hoje. Aproveite lá ao máximo.

Espero que você fique bem.

Forte abraço de você mesma com 22 anos, namorando há 14 meses (se contar desde o início 36 meses com esse atual), trabalhando há 4 anos com carteira assinada, quase 5 anos na mesma empresa, fazendo faculdade e com ótimos amigos. Você vai se orgulhar de si mesma, mesmo que se decepcione um pouco.



Um comentário: