segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O que você perdeu hoje?

Vivemos na geração da correria, dos abraços automáticos, dos beijos rápidos e da falta de atenção dos detalhes que nos rodeiam. Ficamos tão focados em nossos problemas, horários, compromissos, smartphones, que não paramos para olhar as coisas simples que podem mudar nosso humor. Nos sentimentos que podemos viver, nas cores do mundo, nos sorrisos das pessoas.

Hoje, o tempo passa muito mais rápido do que imaginamos. Começamos o ano, fazemos planos, listas de desejos, metas e quando assustamos já é 31 de dezembro de novo e lá estamos nós com a mesma lista e sem nada acrescentado. Meu professor hoje passou uma tarefa para nós: escolher um ponto da faculdade e fazer um texto sobre o que observamos das pessoas que estavam onde nós escolhemos. Mas foi depois da aula que eu pude realmente praticar esse exercício quando torci para o rapaz pegar o telefone da moça que ele conheceu no ponto de ônibus. E ali eu vi algo bonito: duas pessoas interessadas uma na outra. Vai saber o que isso vai dar, nunca mais vou ver os dois, mas ver o interesse mútuo deles me inspirou a observar mais as coisas a minha volta.

Quantas vezes na pressa deixamos de ver aquele gesto gentil entre um neto e uma avó? Quantas vezes não vemos quando alguém dá algo de comer à alguém que passa fome e este agradece com toda a sinceridade? Quantas vezes deixamos de reparar naquele casal (novo ou de anos de casado) que estão se declarando um para o outro com olhos brilhando e sorrido incansável? Quantas vezes, por mais simples que este exemplo pareça, deixamos de ver a beleza de uma praça, um pôr-do-sol, uma flor? E do amor e lealdade de um cão pelo seu dono? E na gargalhada de uma criança, que é algo que nos faz sorrir facilmente? São coisas tão bobas que nem reparamos que fazem-nos sentir bem.

Há muito é martelado na nossa cabeça que são os momentos simples que fazem a nossa vida, que são eles que devem ser reparados e aproveitados e sim, esta vai ser sempre a verdade. Enquanto deixarmos a correria, a pressa e a frieza tomar conta do nosso dia-a-dia, continuaremos nos tornando pedras de gelo ambulantes e egoístas. O bem feito de uma pessoa para outra, não relacionada conosco, pode mudar a forma como vemos as coisas. 

Então aqui vai a minha dica: olha à sua volta sempre que puder. Não perca momentos interessantes porque alguém que você não conversa há anos colocou um status de relacionamento no facebook. Não deixe que a pressa e o mau humor continuem ofuscando seus olhos. Não perca mais um dia olhando somente para as coisas ruins ou boas que acontecem só pra você. Afinal, você já perdeu muita coisa boa hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário