sábado, 2 de agosto de 2014

Um texto para corações endurecidos

Ei você, bonitona ou bonitão do coração de pedra. Você sempre foi assim ou foram as marcas do tempo que te fizeram mal? Você sempre teve esse iglu com uma família esquimó dentro de você ou antes eles eram típicos mineiros nas praias nordestinas? Vem cá, me conta o que te aconteceu pra você ficar assim.

Olha, eu não sou a pessoa mais doce do mundo, estou longe de ser até. Mas meu coração é molenga que só Jesus na causa. Eu sofro independente do número da platéia olhando, eu vibro de emoção em lugares em que se deve ter o mínimo de sossego, eu abraço qualquer pessoa que tenha necessidade de abraço, eu choro ao ver uma criança sozinha, um idoso trabalhando e até mesmo quando um morador de rua fica feliz por eu entregar algo para ele comer. Eu sou assim, sensível, manteiga derretida, coração frágil. Toda essa casca grossa por fora, essa pose de durona, pffff... Tudo cena para que não saibam que eu tenho um coração que se fragiliza facilmente. Mas hoje perdi o medo disso e se achar ruim faço um beiço maior ainda.

Não nasci para ser durona. Para fingir que nada me aconteceu, que tudo passa imperceptível, que eu não me importo. Eu me importo demais. E por isso criei um escudo, para evitar maiores desapontamentos. Mas fazer o que? É da minha personalidade me importar demais. "Você fica sentida com as coisas muito fácil" diz meu namorado. Eu fico mesmo. Qualquer coisa mínima que faça eu me sentir mal por dentro, vai me fazer ficar emburrada. Pra que eu vou fingir que não ligo quando na verdade estou me corroendo por dentro? Me diz.

Não seja desses que prendem o coração por ter sido tantas vezes machucado. Não tranque suas emoções dentro de você e finja que nada está acontecendo. Ninguém é adivinho e nunca saberá o que está realmente acontecendo se você não falar ou expor. Você sabia que quanto mais você guarda para si, mais prejudica o seu corpo? Já falei anteriormente sobre como o corpo não aguenta tantas cargas. E isso já foi comprovado cientificamente. Às vezes adoecemos pelo simples fato de guardamos o que sentimos. Fala sério! Guardar rancor ao invés de resolver de uma vez? Ficar livre de um sentimento ruim por puro orgulho? Ah para. Não se deixe vencer por isso.

Você que tem o coração duro, amargurado pelas decepções da vida, que foi machucado, pisoteado, estraçalhado, tenho só um conselho para você: pare de remoer mágoas, só vai te fazer mal. Experiência própria falando. Deixe o passado para trás, perdoe o que tiver que perdoar, esqueça o que puder esquecer, largue sua bagagem cheia de rancor em uma esquina qualquer da vida. Mas pare de ficar se trancando para o mundo. Temos um milhão de sensações, experiências, conhecimentos, todos novos esperando por você.

Meu caro leitor de coração duro, se permita ser molenga que nem a autora deste texto. Eu posso sofrer muito (e eternamente zoada por isso) por ser assim, mas é graças ao meu coração bom e manteiga derretida que eu sou quem sou hoje. Se permita sofrer, perdoar, esquecer, seguir em frente e ser uma pessoa de coração mole. Se permita machucar, porque na vida a gente só aprende assim, com cicatrizes que temos orgulho de mostrar ao mundo e sem receio de como os outros vão reagir perante nossas reações. 


Um comentário: