segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Resenha do livro "Extraordinário"

[Você pode ler este texto ao som de: Beautiful - Christina Aguilera]


Com esta frase você nem pode imaginar o que o livro irá te trazer. A história de August Pullman é um tanto quanto triste, mas são essas histórias com toque de superação que tendem a nos fazer pensar. 

Imagine que você nasceu com uma doença, a qual durante vários anos fez cirurgia atrás de cirurgia para melhorar seu aspecto e sua saúde e, por conta dessa doença, você não possa frequentar a escola e possua um rosto deformado, o qual muitas pessoas não estão acostumadas e se assustam por isso. Agora imagine você com 10 anos de idade passando por isso e enfrentando o medo de entrar na escola pela primeira vez em sua vida. É essa a história do livro.

Auggie (personagem principal) nasceu como uma doença que fez com que seu rosto ficasse deformado. Ele sabe que as pessoas olham para ele, falam sobre ele, o julgam por sua aparência, mas ele se torna mais forte que isso porque simplesmente aprendeu a ignorar. Então ele entra na escola, todos os professores, diretor e secretária o tratam bem, mas os alunos não. Todos tem medo de conversar com ele e pegar sua doença. Mas em meio à isso tudo, Auggie mostra que seu rosto não define quem ele é e mostra aos poucos para as pessoas que ele é um menino como qualquer outro: inteligente, engraçado, esforçado, brincalhão, leal e, acima de tudo, corajoso. 

O livro é uma delícia de ler. É uma leitura rápida de tanto que te deixa com vontade de ler mais. A história se desenrola em capítulos, cada capítulo é do ponto de vista de um personagem. Acho que isso que torna a história tão envolvente: saber como os outros veem Auggie, como encaram sua doença e a personalidade dele, isso torna um livro diferenciado. 

Com Auggie, você percebe que quem vê cara, não vê coração. Auggie vai mostrando ao longo do livro que é necessário largar alguns hábitos e estar disposto a enfrentar os problemas caso você queira alguma coisa, mas que tudo bem chorar de vez em quando. 

Nota para o livro: 10. Livro extremamente cativante, que te faz pensar no tamanho dos seus problemas com relação ao de outras pessoas. E mostra que toda história tem mais de dois lados.

"Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração.”


2 comentários:

  1. Eu sou louca por esse livro
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já li esse livro. E foi um livro que li em poucos dias, de tão bom e fascinante que ele é! O August é realmente um personagem extraordinário. Mesmo sendo apenas um personagem eu criei um amor por ele!
    É realmente um livro maravilhoso!
    Beijos, dani <3
    http://shutupdani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir