domingo, 20 de dezembro de 2015

Questão de tempo: muito mais que um filme

[Você pode ler este texto ao som de: Today Has Been Ok - Sleeping At Last]

Você já teve aquela vontade de voltar no tempo para reviver um dia muito bom? Ou para consertar aquela besteira que foi dita ou feita? Ou evitar que algo ruim aconteça? Em Questão de Tempo, Tim (Domhnall Gleeson) aos 21 anos descobre que é capaz de voltar no tempo. E a única questão que o ronda para que ele viaje no tempo, é sobre o amor: encontrar o verdadeiro e ajudar os que ama. O filme vai mostrando as coisas boas e ruins que acontecem cada vez que ele volta no tempo e tenta consertar alguma coisa. Mas esse filme traz muito mais que uma diversão, ele te faz parar pra refletir sobre nossos atos.

Que atire a primeira pedra em um teto de vidro quem nunca quis voltar no tempo para dar um último abraço, para evitar aquela briga, para ter dado o beijo que gostaria, para falar o que estava preso na garganta e sufocando o coração. Todos nós já desejamos dar uma visitinha no passado. (In)felizmente isso é impossível, é algo que só acontece em filmes mesmo. Mas, já percebeu como perdemos tempo querendo reviver coisas que já foram boas e esquecemos que coisas melhores ainda podem acontecer? É isso que o filme mostra.

Ficamos, às vezes, tão obcecados com os erros do passado, com tudo que já deixamos de fazer, que perdemos a esperança de que dias, histórias, pessoas, lugares e sorrisos melhores virão. Ficamos querendo mudar ou planejar tudo o que fazemos, e quando dá errado, ficamos nervosos ou chateados e esquecemos de pensar que tudo que aconteceu tinha que acontecer. Era assim que deveria ser, exatamente desse jeito, sem tirar ou colocar uma vírgula. 

Entender que algumas vezes as coisas podem dar errado (ou muito certo), que o universo tem uma força maior e que ele é responsável por traças nossos destinos, é um passo para a evolução como pessoa. Podemos sim desejar que muitas coisas tivessem sido diferentes, que pudéssemos voltar e agir diferente. Mas já que não podemos fazer isso, temos que aprender a lidar com o peso de cada escolha, abraçar o que o destino nos traz e aprender com cada momento vivido. Afinal, a vida é só uma e não podemos repetir nenhum dia. Meu último conselho é: assista ao filme e receba um tapa de luva para acordar também.

Frases marcantes do filme

- Todos os detalhes da vida são importantes;
- Ninguém pode te preparar para o amor e para o medo;
- A vida é uma caixa de surpresas, não importa quem você é;
- Nenhuma viagem no tempo faz alguém amar você;
- Talvez eu seja a fracassada. Toda família tem alguém que fracassa, que não se forma, que tropeça, que a vida derruba. Talvez eu seja a nossa fracassada.
- E no final, eu acho que aprendi a minha lição com as minhas viagens no tempo. E ainda dei um passo a mais que o meu pai. A verdade é que eu não volto mais no tempo, nem por um dia. Tento viver cada dia como se eu tivesse voltado para este dia para curti-lo como se fosse o dia final da minha extraordinária e simples vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário