quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Se permita sentir

[Você pode ler este texto ao som de: Zeca Pagodinho - Deixa A Vida Me Levar]


Quando alguém sai de nossas vidas, deixando inúmeras marcas e memórias, sempre pensamos em nos fechar para balanço. Não queremos nos envolver, conhecer novas pessoas e lugares. Queremos distância do novo e do que um acaso dos destino pode nos trazer. Preferimos ficar numa concha, isolados, pensando no que poderíamos ter feito de melhor ou o que poderíamos ter mudado, se tivéssemos seguido aquela intuição então, nem se fala. 


Eu sempre fui uma pessoa que não soube fazer as coisas no meio termo. Ou sinto demais ou de menos. Em 99,9% dos casos, o sentir demais sempre se fez presente. Acho que isso se deve ao fato de sempre me permitir demais. Me permitir sair, curtir, conhecer novas pessoas, viajar, ficar um tempo sem celular, sem neuroses, conhecer novos drinks e novas risadas. Se permitir sentir a vida é uma das coisas mais difíceis que alguém pode fazer por si mesmo, depois do adeus de alguém.

Quando alguém sai de nossas vidas temos dois caminhos: 1. ficar preso ali, naquele sofrimento, nos martirizando por atitudes que já estão no passado e não irão mudar e 2. permitir que a brisa leve embora nossas dores e seguimos a vida em frente, nos surpreendendo e agradecendo por cada momento novo vivido. E, posso dizer com toda a experiência? O segundo caminho é bem melhor e mais leve de se seguir. Claro que existem os tropeços nele, mas é pra isso que estamos vivos, para aprender em todos os caminhos que escolhermos seguir.

Sei que é difícil se permitir viver feliz e abraçar a vida quando alguém que amamos decide ir embora, mas temos que agradecer o tempo que ela esteve em nossa vida, entender as lições que nos foi passada com ela, respirar fundo e lembrar que ainda temos muito o que viver pela frente. Ora, você viveu tantos anos sem aquela pessoa, por que não conseguiria viver agora? As despedidas também fazem parte. 

Por isso, meu conselho é que você se despeça da sua concha e de toda a tristeza que carrega consigo e vá viver a vida. Vai curtir a vida, fazer aquela viagem que você sempre sonhou, conhecer aquele bar, fazer aquele curso, comprar aquela roupa, radicalizar no corte de cabelo, beber, rir, dançar, gritar de alegria. Vai viver a vida! Ainda tem muita coisa boa por vir aí. Pode acreditar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário