quinta-feira, 22 de maio de 2014

Sobre o tesouro da vida e o quase tesouro

Assistindo novamente a um episódio de How I Met Your Mother, me deparei com duas palavras em alemão que consistem na maior dúvida de uma pessoa: Lebenslangerschicksalsschatz e Beinaheleidenschaftsgegenstand. 

Antes de você ao menos tentar repetir as duas palavras acima, eu já deixo aqui a tradução: Lebenslangerschicksalsschatz - "tesouro do destino ao longo da vida"; Beinaheleidenschaftsgegenstand - "aquilo é quase aquilo que você quer, mas não completamente". Sim, uma palavra pode significar muitas coisas em alemão. Mas esse não é o ponto.

O ponto é que a partir do momento que iniciamos nossas relações amorosas, nos pegamos na dúvida se encontramos alguém que realmente é o nosso tesouro ou é quase o que queremos pra nós. "Mas como vamos saber diferenciar isso?" a resposta está dentro de você, sempre. Nós nunca vamos conhecer 100% de uma pessoa, nunca vamos saber tudo sobre ela. Mas nós nos conhecemos 100% e sabemos tudo sobre nós. E, sendo assim, temos conhecimento do que queremos.

Estamos sempre em busca de alguém que nos acrescente o que nos falta. Mas quando encontramos uma pessoa maravilhosa capaz de suprir quase tudo o que nós queremos, ficamos em dúvida se apesar dos defeitos ela é realmente o nosso tesouro. O que eu quero dizer é: lebenslangerschicksalsschatz é a pessoa que consegue te fazer sentir tudo por todos os sentidos. Você sente com a alma, com o coração, com a pele, com o perfume, com o olhar. Você sabe que é ela, você possui essa certeza. Já a pessoa beinaheleidenschaftsgegenstand é a pessoa que é aquilo que você quer, mas não completamente. É aquela pessoa que apesar de ser maravilhosa, não te toca tanto assim. Não te faz sentir tudo o que a primeira te faz. A pessoa pode ser ótima cozinheira, companheira, ouvinte, companhia, conselheira. Mas apesar de ser tudo isso, ela não é quem faz seu coração pulsar. E aí que entra a dúvida e os empurrões de barriga.

Quando nós achamos nosso lebenslangerschicksalsschatz nós sabemos. Quando achamos nosso beinaheleidenschaftsgegenstand descobrimos ao longo de tempo. 

O que eu quis dizer nesse texto cheio de palavras complicadas é: eventualmente todos encontramos o nosso tesouro e nos deparamos sempre com o quase tesouro. Não desanime ou pense em desistir ou ache que ficará sozinho o resto da vida. As coisas acontecem quando tem que acontecer e as pessoas aparecem quando tem que aparecer. Fique sem medo, o que é pra ser, será.


16 comentários:

  1. o problema é achar sua Lebenslangerschicksalsschatz e ser o Beinaheleidenschaftsgegenstand dela. heheheh =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com o ted sempre foi assim, e acho que vivi isso recentemente kk af

      Excluir
    2. sei exatamente como é isso :(

      Excluir
    3. Encontrei meu Lebenslangerschicksalsschatz com 13 anos. alguns anos depois descobri que fui o Beinaheleidenschaftsgegenstand dela. :(

      Excluir
  2. Se acha...então ela n foi sua Lebenslangerschicksalsschatz

    ResponderExcluir
  3. Adorei, tava precisando muito de um texto assim... Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Eu encontrei o meu... E ele sabe q encontrou o dele TB... Mas para ele nao foi o suficiente. O medo foi maior do q o amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então ele não era seu lebenslangerschickschatz

      Excluir
  5. Concordo primeiro passo para ser possamos ser feliz no amor e saber o que queremos para nós.

    ResponderExcluir
  6. Está de parabéns por sua observação inteligente sensível e profunda sobre o assunto .

    ResponderExcluir