quinta-feira, 17 de julho de 2014

Expectativas, voos altos e decepções

"Não voe muito alto. Quanto mais alto você voar, maior a queda". Que atire a primeira pedra quem nunca disse ou ouviu essa frase e disse "faz todo sentido". Realmente, faz todo sentido. Criar expectativas significa projetar algo que você deseja que aconteça do jeito que você quer que aconteça. Voamos alto, pensamos longe, fazemos planos, já nos imaginamos com tudo realizado. Porém esquecemos que as coisas nem sempre são do jeito que queremos. E aí entra a queda do voo, a decepção. 

Não adianta. Falar para alguém não criar expectativas sobre algo ou alguém, é o mesmo que pedir a pessoa parar de piscar. Todos criamos expectativas em algo, seja projeto, trabalho, amizade, namoro, familiares. Sempre esperamos algo de alguém ou uma coisa positiva de um projeto. Esperamos que tudo dê certo para não precisarmos nos preocupar com isso mais. Mas não é bem assim que a vida funciona.

Acredito que, ao criarmos expectativas e nos decepcionarmos com elas, nos ajuda muito a crescer como pessoa. Afinal, como se aprende algo nessa vida a não ser vivendo e levando uns solavancos da vida? Eu era assim. Esperava demais das pessoas, do trabalho, da faculdade, dos amigos e, principalmente, de mim. Sempre me cobrei muito e sempre me decepcionei também. E me decepcionei em todas as áreas da minha vida. 

Colocar expectativas implica querer que Deus, a vida, o universo e tudo mais*, sigam o seu ritmo e olha, não é assim que funciona não. Cada coisa em sua vida vai acontecer da forma que tiver que acontecer. Não, não vai ser do seu jeito não. Você pode até controlar uma parte, mas não vai ser exatamente como você planejou. Decepcionante né? Mas por que lamentar que as coisas não aconteceram do seu jeito? Por que não tirar uma lição de como tudo aconteceu? 

Se é pra acontecer, acontecerá. Se não, levanta desse chão aí e erga a cabeça. Ficar lamentando não muda o curso das coisas. Uma hora tudo acontece, do jeitinho que tem que ser. Não adianta ter pressa, não adianta ficar fazendo mil planos, não adianta ficar sonhando com a realização. Nós estamos vivos, mas não controlamos 100% da nossa vida. Quantas vezes você esperou por um resultado e teve outro totalmente diferente?

Enfim, pare de voar alto. Pare de querer que tudo seja do seu jeito. Não adianta ficar fazendo planos. A vida tem um curso diferente do que imaginamos. Então relaxe. Tudo que tiver que ser, será e do jeito que tiver que ser. 

"Bem vindo à realidade"

*Frase que é nome do livro de Douglas Adams - A Vida, o Universo e Tudo Mais, da série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias.

3 comentários:

  1. Oi Stéphanie, parabéns pelo blog!
    Sobre o texto.. É ruim sim criar tantas expectativas em cima de algo ou alguém, mas acredito que deve sonhar sim. Sonhar no sentido de que vai acontecer aquilo que se deseja, desde que planeja e faça por aonde, além de aceitar que nem tudo saia com a gente quer ;)

    Pensamentos Viajantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mikaele!
      Claro que devemos sonhar!! Sonhar é o que nos torna mais humanos. Mas o que quis dizer no texto foi para não deixarmos isso nos cegar somente pelo lado bom, temos que saber encarar a realidade e que nem sempre as coisas vão ser como a gente quer.
      Mas obrigada por colocar sua interpretação aqui pra mim!! É sempre bom ter uma opinião diferente para podermos melhorar!!! Obrigada por participar!!

      Excluir
  2. É incrível como tudo tem os dois lados da moeda. No mesmo tempo que é possível sonhar as vezes é dificil realizar. Ter que andar nesse misto de sonho e realidade é muito complicado ^^. Adorei a forma como escreve. Parabéns!

    ResponderExcluir