terça-feira, 15 de julho de 2014

Sobre soltar as emoções e não ter medo do público

Eu sou chorona. Sério! Sou a pessoa que mais chora fácil na face da terra, em toda a via láctea. Sempre choro por qualquer coisa. Seja por alguém falar mais alto, por animalzinho machucado, por idoso que ainda trabalha, por criança sozinha... choro muito e choro por tudo. Independente do lugar. Casa, rua, faculdade, trabalho. Já chorei na frente de desconhecido, em boate, na frente de todos os meus supervisores e chefes, no meio da rua. Chega a ser preocupante o modo como eu produzo rápido minhas lágrimas. Quando acho que não tem mais, eu me surpreendo com uma enxurrada. . O fato é: não tenho medo de soltar as lágrimas e não me importo muito com o que público em volta vai achar do teatro.

Soltar as emoções, deixar as lágrimas cair, se deixar desesperar. Essas coisas fazem um bem danado. Quando você guarda muito pra si, seu corpo não aguenta a carga. É que a vida é muito pesada com todas as suas lições e obstáculos e a sociedade exige uma certa força para aguentarmos tudo numa boa. Só que às vezes simplesmente não dá. Não dá pra ser forte o tempo todo e nem pra guardar tudo dentro da gente. Então por que não soltar às vezes o que nos angustia? Tenho uma amiga que quando ela me diz que está chorando, eu até assusto. Simplesmente pelo fato de ela não chorar e guardar tudo pra ela. Extremamente o oposto de mim. Ela mantém o pulso firme, a postura reta, o pé no salto e vai. Eu não. Eu sento no meio fio, coloco a mão na cabeça e choro. Eu não consigo guardar nada pra mim. 

Quando a gente deixa de lado o que os outros vão pensar e começa a dar espaço pro coração nosso mostrar o que e onde está doendo, temos que deixar o choro vir para aliviar um pouco a dor. Quem disse que o choro não alivia a dor é um baita de um mentiro, porque chorar alivia sim. Tira o peso, leva as mágoas, limpa a alma, volta outra pessoa. Já percebeu que sempre que você chora, você diz: "Chega! Não vou mais chorar por isso. Não vou mais sofrer por algo que não vale a pena."? Pois é, deixar a emoção tomar conta faz com que nos transformemos por dentro. Chorar dá a guinada que precisamos pra crescer. Chorar pode até não resolver nada. Quantas vezes já ouvi "e chorar vai resolver?". Não minha gente, não vai resolver. Mas vai me aliviar para eu ter uma ideia clara do que fazer. Liberar a amargura, a tristeza, a decepção, o orgulho e simplesmente chorar faz bem pra todo mundo. Todo mundo sente dor, todo mundo já chorou uma vez na vida e se sentiu bem com isso depois. 

Nesse embolo todo, nesse desabafo, a única coisa que eu quero dizer à você leitor(a) é: não tenha medo de demonstrar a dor que você sente, o peso que seu coração carrega. Todos temos medo da reação do público à volta, mas eles são realmente importantes assim? É capaz até de um estranho te consolar e dizer coisas que vão te fazer ficar muito melhor (sim, já aconteceu comigo um milhão de vezes). Chore e sofra sim, sem medo de represálias, sem medo de ser feliz depois, sem medo do nariz entupido e dos olhos fundos. Mas não guarde dentro de você sua dor, isso por amargurar seu coração.




2 comentários:

  1. Gostei da postagem eu sou uma pessoa que sempre teve dificuldade para demonstrar o que sinto em publico
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu pensava que eu era a mais chorona rsrsr, choto facilmente pode ser vendo filme, desenho, jornal o que for
    Um beijo flor
    ** SORTEIO DO BLOG **
    ** Blog Livros com café **

    ResponderExcluir